Ampliada programação do Dia Internacional da Mulher‏

Gestantes do Projeto Acolher
Ascom/Gabriel de Oliveira

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) decidiu ampliar a programação comemorativa do Dia Internacional da Mulher.  Por meio do Departamento de Proteção Social Básica – Módulo II, no dia 8, entre as 14 e 16 horas, o Centro de Referência em Assistência Social do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Urbis IV, vai desenvolver atividades para as mulheres assistidas pelos serviços e unidades referenciadas.

Na oportunidade, a representante da Agência da Previdência Social Noélia Damasceno Nascimento vai abordar o tema “Quanto Custa o Machismo” e vai apresentar a Cartilha da Previdência Social. Também haverá apresentações musicais de jovens assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, unidade do Maria Pinheiro, além da prestação de serviços de alongamento e massagens com fisioterapeuta.

No dia seguinte, o Projeto Acolher vai desenvolver programação exclusiva para gestantes cadastradas com palestras, massagens, sorteio de brindes e entrega de kits. As atividades se iniciam a partir das 14 horas no dia 9.

As gestantes terão palestras sobre “Alterações Corporais na Gravidez”, com a especialista Poliana Dórea. A nutricionista Noelma Rodrigues vai falar sobre alimentação adequada às gestantes, que terão medida a circunferência da barriga e serão pesadas. Já o massoterapeuta Adevaldo Nascimento vai aplicar massagens corporais nas gestantes.

De acordo com a coordenadora do Acolher, Cássia Mello, o projeto presta assistência a mulheres carentes, que também têm acesso a cursos sobre higiene da mãe e do bebê, direitos da gestante, aleitamento materno, alimentos que auxiliam na cicatrização, orientação postural e nutricional e oficina de corte e costura e artesanato. Ainda recebem acompanhamento de profissionais da assistência social, enfermagem, fisioterapia, massoterapia, nutrição, pedagogia e psicologia.